Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje ao ler os meus feeds, me deparei com um questionamento do Aaron Wall(SEOBook), que eu já fazia internamente na MestreSEO, “O Google Japão foi realmente punido?”.
Para aqueles que não ouvira, ou melhor, viram a história, eu postei na MestreSEO no dia 11 de Fevereiro, um artigo explicando tudo sobre a punição que o Google Japão recebeu ao realizar uma campanha de posts pagos para promover uma widget.
O Google Japão foi realmente punido?
Na minha visão, a punição foi apenas aparente, ou seja, apenas mudaram o PageRank de 9 para 5 como uma medida aparente para a sociedade. Isto daria, em primeira instância, uma visão de que o Google estaria aplicando uma regra clássica de punição em sua “subsidiária” do Japão.
Mas, veja os exemplos clássicos colocados por Aaron Wall:
- O caso do Text Link Ads, que é um website voltado à venda de links e que ao se procurar pelo nome do site no Google, o mesmo não aparece na primeira posição;
- O caso de John Chow, que também foi punido no Google e seu site não aparece para a busca de seu próprio nome .
Em meu pensamento, qualquer site que tivesse feito o mesmo que o Google Japão fez, receberia ao menos uma remoção da própria marca, além do seu PageRank ser transformado para n/a (ou cinza na Google Toolbar).
Mas não foi isso o que houve. O PageRank ficou em 5 e ao se procurar por Google Japão, o site continua aparecendo:
Convenhamos, ficou “barato” para o Google Japão, vocês não acham?
4 respostas
@Fábio
Sinceramente, não vejo a possibilidade do google punir a ele mesmo retirando seu nome da busca.
Primeiro, que pessoa em sã consciência iria pesquisar google no próprio google?
Segundo, PR 5 ainda é um Pagerank MUITO alto, e duvido que considerando o fator de relevância + Rank outra página conseguiria ultrapassar o google na busca por ele mesmo.
Considero essa “punição” mais como uma advertência pública, do tipo, se isso voltar a acontecer, algumas cabeças vão rolar…
— Igor
Continuando o que a gente conversa aqui na MestreSEO, isso tudo teve muito a cara de que o Google estava só se mostrando: “Vejam! Meu algoritmo funciona!”.
O Gustavo ainda levantou a lenda de que todo produto do Google tem PR+5 de fábrica, oq torna ainda mais interessante o PR ter ficado em 5 e não em 0 ou n/a.
Outro ponto ainda, é este de o site não ter sido desindexado, somente teve o PR reduzido, e nem foi pra zero…