Se tem um dos assuntos mais delicados na blogosfera brasileira é falar de Post Pago ou ainda de Links de Afiliados. Para quem nunca ouviu falar, o Post Pago é uma forma de publicidade utilizada por várias agências e empresas de modo que um blog ou grupo de blogs falem de um determinado assunto que esta agência/empresa deseja.
Por exemplo, imagine uma empresa de hospedagem de sites, que deseja divulgar o seu novo produto, um novo servidor dedicado. Ela procura uma série de blogs onde pagar por um review editorial, ou seja, a opinião destes blogueiros sobre o serviço oferecido. Assim, estas empresas conseguem uma maior exposição da sua marca e/ou serviço.
Eu sempre tive uma posição radical contra links pagos ou ainda links de afiliados em blogs pois sempre acreditei que você trai o seu leitor, oferendo algo que você normalmente não ofereceria.
Após de uma avalanche de tentativas de Posts Patrocinados na blogosfera brasileira, eis que surge o Twitter, como ferramenta de comunicação em massa, e com ela, surgem os seus casos polêmicos. O que antes era um Post Patrocinado, passou ser uma Twittada Patrocinada, mas a filosofia era a mesma na minha visão.
Fiquei mais indignado ainda quando soube do caso do Marcelo Tas, que foi um dos pioneiros no ramo das Twittadas Patrocinadas. Apesar de não segui-lo, eu achava um abuso contra seus followers, que gostavam de ver o que ele escrevia e não sobre o que empresas pediam para ele escrever.
Pois bem, o tempo passa e criamos teorias, reformulamos outras e pensamos diferente.
A questão não é o fato de criar um Post Patrocinado ou uma Twittada Patrocinada, mas sim se quem o faz possui ética a ponto de dizer a verdade e produzir apenas conteúdo de qualidade, que seja útil para aqueles que o seguem, que seguem os seus pensamentos e idéias. Se você, o produtor da idéia envia um Link de Afiliado no Twitter e o seu seguidor não gosta, você perde reputação, não é apenas o clique, mas sim a perca de confiança no que você produz.
Eu continuo não fazendo nenhum tipo de Post Patrocinado ou Twittada Patrocinada, mas digo o seguinte, se você deseja fazer, torne-a uma experiência única para o seu seguidor/leitor e aproveite da sua reputação.
3 respostas
Fábio,
Eu vejo um blog, por exemplo, como um empreendimento e como todo empreendimento sempre há a busca de um retorno, seja ele financeiro, de reconhecimento ou ambos.
Na minha opinião se o blogueiro ou twitteiro trabalhar de forma correta e honesta (indicando que algo é pago) não vejo problemas em estar divulgando uma marca, produto ou serviço, desde que seja um conteúdo de qualidade e que venha a acrescentar algo ao conhecimento do leitor. Não creio que um post/tuitada pago (lembrando de ser honesto) atrapalhe na sua reputação. Se a pessoa já soube anteriormente contruir uma imagem perante seus leitores/flwrs não será isso que manchará sua imagem.
Grande abraço
Eu não vejo problemas com o post patrocinado e agora twittada patrocinada. Acho que, quando uma pessoa faz tal prática pode mostrar que é algo que tá sendo pago. Muita gente tem blogs/twitter para se tornar popular e é claro, ganhar uma grana.
Olá Fábio,
Sinceramente eu não vejo problemas com postagens e links pagos desde que seja esclarecido ao público que você atinge que determinado produto ou link ali exposto gera algum tipo de lucro para o blogueiro, não acho que ter uma posição de extrema direita ou esquerda quando o assunto a remuneração em uma postagem ou link seja a melhor escolha; eu acredito que sempre deve haver um meio termo quanto a isto.
Abraços.