Se você está considerando montar uma sociedade em agência digital, precisa ter atenção sobre alguns detalhes que podem fazer a diferença no andamento do seu negócio. Veja!
O que é mais importante no início de uma sociedade em agência digital?
Um ponto imprescindível é fazer o alinhamento de responsabilidades — basicamente, vocês irão decidir o escopo de tarefas de cada um para que todos desempenhem papéis fundamentais.
Por exemplo: um pode ser o administrador financeiro, outro o responsável pelas vendas e o outro pode ser operacional. Mas, lembre-se de listar exatamente o que faz parte das atividades de cada um. Essa definição é importante para que nada fique “nebuloso” e que, no futuro, não seja descoberto que um dos sócios não estava cumprindo com o que deveria.
Façam uma ATA para documentar tudo. Ela pode ser reconhecida juridicamente para que, desde o início, tudo seja estipulado e visto com responsabilidade.
Processos que podem ajudar
Pense em aplicar:
- reuniões de alinhamento — para avaliar quais são as contribuições de cada um;
- revisão de atividades — para ver o que pode ser modificado nas atividades dos sócios, e até mesmo se algum deles quer mudar de setor.
Por qual motivo você não deve fazer uma sociedade?
Sendo bem direto: por amizade. Façam sociedade somente por complementação de habilidades, confiança e admiração profissional. Amizade não segura sociedade e, muitas vezes, uma sociedade pode até acabar com a amizade.
O que fazer na hora dos problemas?
Converse. Invista na cultura de conversar para resolver situações difíceis. Sejam francos e nunca ocultem suas opiniões para não deixar problemas crescerem.
Uma boa dica é entender que tomar a decisão em conjunto nem sempre vai funcionar. É importante que vocês escolham um CEO para estar à frente do negócio.
Continue acompanhando os conteúdos do blog Agência10x!