“Por que ter metas é importante?” é a pergunta que passa na mente de muitos donos de agências digitais. Vou respondê-la para você!
Por que ter metas é importante?
As metas são criadas com o objetivo de dar mais clareza para o time operacional alcançar um próximo nível.
É como você dizer para um colaborador “olha, esse é seu objetivo” e, conforme a pessoa alcançar, ela ganha novos objetivos e assim a empresa continua crescendo.
A nossa visão sobre a criação das metas é que, uma vez que elas estão criadas, a empresa pode crescer não só com uma visão, mas de forma colaborativa.
Como estabelecer suas metas?
Uma meta não tem que existir “porque é legal ter meta” — mas sim para contribuir com o crescimento da empresa. Tem que ser relevante.
Minha dica é que você pesquise mais sobre OKR — Objectives and Key Results, ou “Objetivos e Resultados-Chave” —, que é a maneira como o Google estabelece suas metas e as mensura.
Pergunte-se se a meta é realmente relevante para seu negócio e dê clareza sobre ela para o seu time.
Como validar suas metas?
Uma das formas de validar as suas metas é se perguntar se, com o cumprimento delas, a sua empresa vai crescer. Faça essa avaliação e estabeleça objetivos que fiquem claros para o seu time.
Exemplo de meta que trabalhamos na Agência Mestre:
Um exemplo do que é executado na minha agência digital:
- cumprimento de tarefas dentro do tempo esperado — posso dar esse exemplo como uma das metas que trabalhamos na Mestre. Isso é relevante porque, na minha planilha de precificação, eu preciso inserir o valor pelo tempo trabalhado. Uma coisa está diretamente ligada à outra.
Meu conjunto de metas está dentro do Agência10x, caso interesse você ficar por dentro desse modelo.
Lembre-se de que nem sempre a meta que você trabalhou por um ou dois anos vai continuar fazendo sentido. Você pode descobrir algo mais relevante e atualizar.
Você também não deve ter metas infinitas porque isso pode confundir o seu time. Defina, no máximo, entre 4 e 5 metas.
O que é importante na hora de definir metas?
Definir metas não é simples e rápido. É importante:
- pensar muito bem nos seus processos e serviços;
- procurar o melhor conceito para a sua empresa — eu uso o de metas SMART, que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais;
- avaliar como as metas podem impactar sua empresa de alguma maneira — hoje, além de fazer a agência crescer, o colaborador do meu time é promovido porque cumpriu com as metas alinhadas ao crescimento da empresa.
O que achou das dicas? Se você tem algo a acrescentar, deixe um comentário, vou gostar de saber!