Com o avanço da internet, o mercado digital mudou bastante. Uma das grandes novidades trazidas, há quatro ou cinco anos, foi a fórmula de lançamento para infoprodutores. Por exemplo, a Hotmart (plataforma) começou colocando ebooks à venda. Hoje em dia, a empresa ajuda vários infoprodutores a disponibilizarem seus conteúdos de diversos tipos on-line. Se você também pensa em empreender nesse campo, vale a pena descobrir como criar a sua agência de lançamentos. Dá só uma olhada!
O modelo de infoproduto
Atualmente, diversas pessoas têm seus infoprodutos. Eu, por exemplo, desde 2012, tenho o meu curso de SEO (disponível no Mestre Academy e na Hotmart). Além disso, claro, tenho o próprio Agência10x, com todos os conteúdos sobre empreendedorismo de agência digital.
O ponto mais importante é que, a forma de lançamento tem uma série de gatilhos específicos, como: e-mail marketing, campanhas de mídia, copy, etc. Tudo o que é necessário para oferecer os lançamentos e ter um pico de vendas.
O que é necessário para ter um infoproduto?
Posso explicar isso por camadas. Imagina que o infoproduto é a camada do meio, em cima, fica o marketing e, abaixo, a venda. O problema é que muita gente sabe produzir os conteúdos, mas falha no marketing. É aqui que entram as agências de lançamento, responsáveis por implementar o modelo de negócio e, assim, potencializar a venda de um determinado produto. A partir disso, dá para criar:
- sequências de e-mails;
- páginas na internet e nas redes sociais;
- anúncios;
- publicações em redes sociais;
- posts de blogs;
- entre outros.
Quais são as responsabilidades de um agência de lançamento?
Muita gente acredita que o modelo de agência em questão é responsável apenas pelo marketing. Mas o trabalho vai além. Há ainda o EAD — plataforma on-line usada para subir aulas, colocar vídeos e apostilas, além de ajudar alunos que estejam com problemas, etc.
Isso porque a agência de lançamento precisa fazer com que o conteúdo seja interessante para um determinado público. O ajuste também é importante porque muitos produtores de infoproduto chegam sem ter a menor ideia do que gostaria de colocar no mercado digital. Então, com o nosso conhecimento, vamos buscar elementos que ajudem o marketing e a venda.
Já o produtor entra na parte de produto e um pouco na parte do marketing. É que, com as redes sociais, ficou muito mais fácil interagir com outras pessoas. O criador, então, tem a tarefa de entrar em contato com seus seguidores. Com isso, temos o elo entre conteúdo e futuro comprador.
Como é a divisão de lucros?
Isso varia muito de mercado para mercado. Na Mestre, por exemplo, fazemos 50% para o produtor e 50% para a nossa agência de lançamento. Ainda assim, é uma estratégia de risco. Na maioria das vezes, as agências cobram um valor a mais para fazer o chamado setup que é referente a toda a pesquisa de produto para a o cliente não ter nenhum um tipo de prejuízo.
Geralmente, na Mestre, nós assumimos o risco em visão de lançamento, ou seja, entramos com todo o trabalho e quando vem o lucro, dividimos meio a meio. Além disso, também tem casos em que a agência de lançamento ganha um pouco mais, no caso, quando os infoprodutores são menos conhecidos. Ao contrário, pode acontecer do criador ganhar mais, quando ele é uma celebridade da internet.
Como criar uma agência de lançamento?
Primeiramente, você precisa conhecer muito bem a fórmula de lançamento. Então, procure cursos gratuitos que te mostrem como criar seu primeiro EAD. Depois disso, é necessário montar uma equipe, formada por:
- editor de vídeos;
- especialista em copy (para escrever como fazer todo o marketing rodar, estruturar o produto e usar campanhas (essa função é uma das partes mais difíceis);
- analista de Facebook Ads e Google Ads;
- especialista em inbound marketing/e-mail marketing (para gerenciar as campanhas de mensagens eletrônicas);
- design/desenvolvedor (para criar as páginas e fazer o lançamento funcionar);
- gerente de projetos (responsável pelo cumprimento de prazos e qualidade de entregáveis. Além disso, essa pessoa pode fazer um pouco de atendimento também.
É importante, ainda, que você tenha um contabilidade e jurídico. Hoje, dificilmente, uma só pessoa consegue tocar uma agência de lançamento. Então, agora que você já conhece o cenário de lançamentos digitais, foque no seu empreendimento!
Quer entender mais sobre o assunto? Conheça o Agência10x, além de outros conteúdos aqui do blog. E faça parte também do meu grupo no Telegram!
Beleza? Se você gostou deste artigo, comenta aqui embaixo ou deixa a sua sugestão.
Um abraço e até a próxima!
0 resposta
Como esse conteúdo foi útil, o vídeo então, ajudou demais. Parabéns, pessoal!
Obrigado Larissa!
Um dos conteúdos mais relevantes que já vi nessa área. Obrigado!!! Uma dúvida: consigo começar com uma experiência básica e gerir uma equipe pequena com 1 ou 2 experts (dando lucro)? Agradeço demais seu tempo! Abraços!
Olá Diógenes, é possível sim! Quando começamos na Agência Mestre tínhamos 1 expert apenas e era possível que o projeto desse lucro.
A grande sacada aqui é saber escolher o nicho de atuação e a intensidade do expert.