Pesquisar
Close this search box.
Entenda as Principais Estratégias Para Escalar Sua Agência Digital
Entenda as Principais Estratégias Para Escalar Sua Agência Digital

Sumário

Entenda as Principais Estratégias Para Escalar Sua Agência Digital

Se você é um empreendedor ambicioso e inconformado, como eu, que está sempre visualizando o próximo passo para o seu negócio e mirando na escalada, precisa começar entendendo que escalar não é simplesmente “crescer”.

Crescer pode significar muita coisa, como por exemplo aumentar o número de funcionários na equipe, o número de clientes ou até mesmo o tamanho do escritório — mas isso realmente significa sucesso? Aí é preciso entender o que está nas entrelinhas.

Ter uma equipe de mais de 100 pessoas não é sucesso se o time for improdutivo e de que adianta ostentar 100 clientes se eles pagam pouco ou a taxa de churn é alta? Entendeu onde eu quero chegar? Escalar significa crescer com sustentabilidade do negócio a longo prazo e alta lucratividade. 

Quer entender mais sobre o assunto? Então leia este artigo para conferir quais são os principais desafios e estratégias para escalar sua agência digital. 

Escalabilidade de uma agência digital: principais desafios

Antes de falar sobre as estratégias para escalar, preciso falar sobre os principais desafios. São eles:

Gestão de recursos

Tempo e dinheiro são peças fundamentais para a escalabilidade de uma agência. Quando alguém contrata o serviço da sua agência, ela está pagando pelo tempo e pelo conhecimento do seu time e, por isso, esse tempo deve ser muito bem contabilizado e devidamente cobrado — e tempo é dinheiro. 

Manutenção de qualidade

O padrão de qualidade é essencial para conquistar e manter clientes na sua agência e, por isso, o crescimento da equipe e a contratação de novas pessoas deve ser acompanhado de muito perto para garantir que todos trabalham oferecendo essa mesma qualidade.

Atração e retenção de talentos

O mercado de marketing digital está extremamente aquecido, dificultando a contratação e a retenção de bons profissionais, que estão sempre pulando de oportunidade em oportunidade ao receberem novas propostas. Por isso, encontrar as melhores estratégias de fidelização é muito importante.

Fluxo de caixa

Para garantir o fluxo de caixa positivo, é preciso focar ao máximo em conquistar clientes que pagam bem e manter a lucratividade alta.

Estratégias para escalar: conheça os 3 pilares

Agora que você já entendeu quais são os principais desafios de escalabilidade de uma agência digital, chegou a hora de conferir as estratégias que adotamos na Agência Mestre para crescer de forma sustentável e contínua, e elas se baseiam em 3 pilares fundamentais:

Precificação

Eu sempre bato na tecla da precificação porque se você não sabe como cobrar corretamente pelos serviços na sua agência, ela nunca vai alcançar o sucesso. É impossível escalar com precificação errada e, por isso você não pode, de maneira alguma:

  • copiar o preço da concorrência;
  • se basear em preços sugeridos por associações ou sindicatos;
  • errar nas suas contas de custos;
  • deixar de listas tarefas e entregáveis;
  • esquecer de levar os impostos em consideração;
  • se equivocar com despesas fixas e variáveis;
  • calcular uma porcentagem de lucro que desconsidera as condições do mercado.

Lembre-se sempre: seus custos são únicos e, por isso, sua precificação também deve ser, e ela precisa ser estrategicamente estabelecida.

Equipe

Uma empresa é feita de pessoas e, sendo assim, o desempenho da sua equipe afeta diretamente o sucesso da sua agência.

Para garantir esse desempenho é necessário:

  • garantir bons processos de recrutamento e seleção;
  • estabelecer e documentar processos minuciosos;
  • controlar o nível de produtividade por meio de softwares de tarefas;
  • garantir que todos entendam que o crescimento profissional de cada um está atrelado ao crescimento da empresa.

A cultura da sua agência deve ser focada em resultados e os funcionários devem ter clareza de como é possível gerar resultados junto ao time e o que é esperado de cada um deles, de acordo com sua função. 

Clientes

Por último, mas não menos importante, os clientes, é claro, afinal são eles o combustível que faz a roda da agência girar. 

Para manejar bem esse pilar, é preciso entender bem quais são os tipos de clientes mais comuns em agências digitais e entender que é preciso encontrar o seu perfil de cliente ideal e buscá-lo ao máximo.

Conquistar novos clientes todos os meses, mantendo a roda girando, é muito importante e por isso é preciso garantir que os canais de aquisição da agência estejam funcionando, assim como as estratégias de prospecção de clientes.

Por fim, tenha em mente, também, que clientes tóxicos precisam sair o mais rápido possível porque eles desrespeitam os processos e a equipe da sua agência e se tornam muito prejudiciais ao negócio.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para complementar seus conhecimentos assistindo também ao vídeo que saiu lá em meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados