Pesquisar
Close this search box.
Como Minha Agência Deve Trabalhar Com Anúncios?
Como Minha Agência Deve Trabalhar Com Anúncios?

Sumário

Como Minha Agência Deve Trabalhar Com Anúncios?

Olá. Eu recebi uma dúvida no grupo de alunos do Agência10x. A questão foi assim: “Como minha agência deve trabalhar com anúncios?” 

Para responder, vou contar uma história pra você. Quando eu comecei, o mercado do marketing digital estava só começando no Brasil. Meus primeiros trabalhos, lá em 2004, eram de SEO focado para o cenário internacional. Depois, em 2008, eu abri a MestreSEO que hoje é a Agência Mestre e, então, comecei a ter mais contato com outras agências.  

Quem é o dono da conta de anúncios?

Uma coisa sempre acontecia lá atrás com agências de mídia e que está ligada ao assunto desse post é: “quem é o dono da conta de anúncios?” 

Tem gente que fala que é do cliente e também tem gente que diz que é da agência. Hoje ainda existem esses dois modelos. Mas, antigamente, quase todas as agências criavam a conta, não davam acesso para os clientes, e quando eles saíam, a agência ficava com tudo, até mesmo com a conta de Google Analytics. 

O que eu digo é que o meu objetivo de negócio é ajudar meu cliente a crescer. Se ele optou por não permanecer mais comigo e eu criei coisas para o projeto, ele pode levar. 

Aliás, já tiveram clientes da Mestre que foram embora, levaram a conta e continuaram usando os anúncios que criamos. E também já tiveram clientes que saíram e escolheram não trabalhar com anúncios na conta que criamos. Tá tudo bem! 

Afinal, o objetivo é que o cliente fique na agência. Se ele não ficou, não importa. Não é a conta de anúncios que vai segurar mais ou menos o cara. 

O cliente tem acesso à conta e pode trabalhar com anúncios? 

Hoje na Mestre, a gente faz o cliente criar a conta e ele passa os dados para a agência. Mas é claro que o acesso também fica à disposição do cliente, inclusive, correndo o risco dele entrar e mexer nas campanhas. 

Mas, no nosso contrato, a gente coloca que se ele mexer, pode afetar nos resultados. Dizemos isso sem estabelecer proibições.

Quem gerencia a verba dentro da plataforma? 

Atualmente, a orientação geral aqui na agência é: como o cliente é o dono da conta e dá o acesso para a gente trabalhar com anúncios, ele é responsável por colocar verba na plataforma. 

Então, inserir os dados do cartão de crédito ou gerar boleto são tarefas do cliente. Muitas vezes, no segundo caso, nossos analistas geram o boleto e enviam para o cliente dizendo: “Isso é diretamente do Google ou Facebook pra gente poder mexer na conta”. 

Ou, se o cartão de crédito estiver bloqueado por limite, a gente recebe um aviso. E aí é trabalho do profissional da agência avisar o cliente. 

Resumindo: o dono da conta é o cliente, ele te dá o acesso, mas ele não deve mexer. Além disso, ele é o responsável por carregar a conta. 

Problemas que você pode evitar

Antigamente, não seguir esses passos também era perigoso porque muitas agências faziam o markup. Por exemplo, a agência recebia dez mil reais do cliente para poder investir e trabalhar com anúncios. Daí ela fazia o investimento, só que manipulava dados do Excel para mostrar que gastou mais. 

Fora isso, o complicado também é o problema de bitributação. Ou seja, se você não está como uma agência de publicidade e não tem um modelo exato de abatimento de valores e investimentos, o seu imposto vai lá em cima. 

Com o abatimento, dá pra informar o governo que a verba que você está recebendo é de mídia e não de caixa. Isso é burocrático. Mas, para quem tem conta pequena, indico que o cliente entre na conta e faça o abastecimento.

Ainda porque, outro problema que pode acontecer é o cliente pedir para a agência fazer o investimento e pagar a empresa só depois. Mas o pagamento nunca acontecer. Eu vi muita agência quebrar por causa disso. 

A grande sacada é… Foca no objetivo do seu trabalho que é ser uma agência digital e ajudar seus clientes a performam melhor. Beleza? 

Eu espero que você goste dessas dicas. Aplicando tudo isso, seus clientes vão gostar bastante do seu trabalho e, se você ainda não segue tudo isso, é hora de mudar e evitar problemas! 

Um forte abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados