Olá leitores! Como estão?
Estive lendo um post no Professional Blogger onde o autor Diego Soares, mostrou sua “revolta” perante as “punições” que o Google vem fazendo as lojas virtuais que muitos blogueiros estão implementando em seus blogs.
Para quem nunca viu uma loja virtual, ela é uma aplicação que obtém informações de uma grande loja, como o Mercado Livre, Submarino, Lojas Americanas, Buscapé, TodaOferata e outros. De posse destas informações, o sistema exibe as palavras-chave mais buscadas ou dá a opção do usuário buscar por um produto. Assim, vários produtos são exibidos, e em cada um destes produtos existe um link para a grande loja com um parâmetro indicando de qual afiliado o “possível comprador” veio. Ao efetuar a compra o afiliado recebe uma percentagem da venda.
A revolta do Diego (Professional Blogger) é que recentemente sua loja virtual foi considerada conteúdo duplicado, depois de ter mais de 100 mil páginas indexadas no Google:
Nessa brincadeira, eu já havia conseguido cerca de 100 mil páginas indexadas no Google, e acredito que poucos conseguiram esse número com um simples loja…
Em seguida, ele faz um questionamento interessante:
O que aconteceu? O Google simplesmente removeu a loja do Bruno, removeu a minha loja dos termos de busca, e eu até acredito que várias pessoas foram prejudicadas também!
E a última pergunta para começarmos a nossa discussão:
Quem é o culpado? O Bruno? O Google?
Antes de qualquer discussão, vou aproveitar para definir como se caracteriza o conteúdo duplicado. O conteúdo duplicado é caracterizado quando o Google (ou outro mecanismo de busca) varre a internet e encontra uma replicação de um conteúdo ou parte dele. Assim ele tem um impasse: qual das duas páginas é mais relevante se ambas possuem o mesmo conteúdo?
Isto é facilmente resolvido pelo Google analisando o comportamento da Web. A página que será a mais importante é a que está em um domínio de mais autoridade e que possui uma maior quantidade de links apontando para ela.
Vamos fazer uma analogia simples: considere que o conteúdo de duas palestras seja o mesmo, mas um palestrante é o Erick Schmidt (CEO do Google) e o outro é o Fábio Ricotta (eu). Quem vocês acham que terá um público maior? Logicamente o Erick, pois ele tem mais autoridade perante toda a sociedade.
Isto acontece da mesma forma com os mecanismos de busca. Não adianta ter 100 mil páginas, 200 mil páginas, se o seu conteúdo é o MESMO do Submarino, do Mercado Livre ou de qualquer outro mais autoritário que você.
É um trabalho muito cruel este da loja virtual em site pequenos, pois você sempre está prestes a desaparecer nas buscas pelo conteúdo duplicado.
Creio que existam várias sugestões boas para melhorar a sua loja virtual, que é o que o Diego disse em um comentário no post:
O Google é muito esperto, mais eu estou elaborando um script em php para alternar os textos exibidos nos produtos, serão mais de 100 mil expressões de palavras, criadas com base no título dos produtos, principalmente dos notebooks… Vamos ver no que dá!
Creio que esta sugestão do Diego possa gerar alguns problemas a longo caso, mas tenho uma sugestão ainda melhor. Por quê você não cria uma área para reviews, onde os seus usuários podem classificar e dizer tudo sobre o que acharam do produto. Isto nunca será duplicado, pois cada site tem os seus usuários e possuem as suas idéias e experiências únicas.
Fazendo esta abertura o seu site ganha muito mais conteúdo, variações de palavras-chave dentro dos reviews e mais respaldo perante aos mecanismos de busca, que identificam que você está produzindo um conteúdo adicional.
Ainda sugerindo, invista o seu tempo em ferramentas para divulgação dos seus produtos (da sua loja), como um link para divulgar no Twitter, envio de produto por email, envio em redes sociais de conteúdo. Isto nunca é demais, pois com mais divulgação, suas chances de ganhar links aumenta.
Espero que este post seja de grande valia para a comunidade e espero ter ajudado com idéias criativas para o Diego e todos os outros.
Um abraço!