O termo “The Long Tail” (Cauda Longa em português) foi introduzido em Outubro de 2004 por Chris Anderson em um artigo na revista Wired para descrever certos modelos econômicos e de negócios como a Amazon.com ou a Netflix.
No SEO, podemos dizer que o Long Tail é a distribuição de palavras-chave que o nosso website trata, ou seja, as variações que podemos ter em cima de uma palavra-chave(ou palavras-chave).
Podemos ainda, fazer a seguinte associação:
- Cabeça: palavras-chave base, como por exemplo: tênis, camiseta, livro
- Cauda: palavras-chave com variações, como por exemplo: tênis de corrida, camiseta azul marinho, livro de suspense
Quando alguém faz uma busca por uma palavra específica, existe a chance de ele estar procurando por algo bem específico, ou então tentando aprender mais sobre um produto ou serviço, ou ainda com vontade de comprar um determinado produto.
O grande ponto é fornecer, a este tipo de usuário, exatamente o que ele busca, o que ele quer, o que ele deseja. Sendo assim, no SEO, explorar as variações de uma palavra-chave, fazem com que você atinja uma maior quantidade de usuários, que normalmente, já sabem especificamente o que desejam.
Com esta capacidade de fornecer a busca exata, o seu website, obtém uma vantagem sobre os concorrentes, pois o usuário já achou o que desejava, dependendo agora de detalhes técnicos ou financeiros para concluir uma compra, por exemplo.
Em minha experiências, vi que os usuários que buscam por palavras-chave específicas são aqueles que possuem um maior ROI. São eles que compram os produtos e aqueles que tem a maior chance de recomendar a sua página para outra pessoa.
Fica aqui a sugestão, procure saber quais são as suas palavras-chave principais e explore o poder do Long Tail para aumentar o seu ROI e a quantidade de visitas.