O processo de acompanhar uma jornada de prospecção é chamado de Follow Up. No momento em que você apresenta sua proposta e recebe uma “promessa de retorno”, deve começar o seu acompanhamento.
O que fazer para dar passos mais assertivos?
Quando o cliente em potencial responde que avaliará sua proposta, você precisa perguntar qual o prazo, ou seja, quando você pode entrar em contato novamente. Isso vai te dar previsibilidade para planejar os próximos passos da sua venda.
Como funciona o Follow Up na Agência Mestre?
Na Agência Mestre, temos um processo de cadência: alguns passos e canais que utilizamos para seguir com o nosso Follow Up:
- perguntar o melhor dia, horário e canal para entrar em contato — o que for melhor para o cliente;
- dar continuidade, perguntando sobre o retorno — se a pessoa ainda não tiver a resposta, você pergunta novamente sobre como pode entrar em contato.
“Ah, Ricotta, mas e se não atenderem?”. Independentemente se você não for atendido pelo contato principal ou se for atendido por outra pessoa, formalize por e-mail, dando um novo prazo para retorno; - retornar — tente novamente e sinalize que aguarda o contato de volta, deixando em aberto. Na Mestre, não ligamos muitas vezes, mas damos um prazo de alguns dias para deixar a pessoa pensar sobre a proposta e se realmente tem interesse. A grande sacada é não ser perturbador e não passar de três ou quatro Follow Ups.
Durante o processo, se você entrar em contato com mais alguém que também possa influenciar na tomada de decisão da empresa desse cliente em potencial, siga o Follow Up novamente.
O modelo de trabalhar com Follow Up pode ajudar sua agência. Lembre-se de que algumas pessoas precisam ser lembradas de assuntos importantes e, por isso, todos os detalhes importam — copy dos e-mails, horário e melhor canal de contato, etc.
O que achou desse modelo de follow up? Deixe seu comentário e navegue por outros conteúdos para empresa no blog Agência10x!