Ícone do site Fabio Ricotta – Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Trabalho Remoto: Conheça Rituais Para Manter a Alta Performance

Trabalho Remoto: Conheça Rituais Para Manter a Alta Performance

Trabalho remoto: essas duas palavrinhas ainda são assustadoras para muitos empresários e para alguns profissionais que conheço, mas a verdade é que elas fazem parte da realidade presente e futura do mercado de trabalho.

Se em 2020 a maior parte das empresas e das pessoas foi pega de surpresa pelas necessidades do isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, em 2023 já não dá para usar essa desculpa: é preciso parar de improvisar e levar o trabalho remoto de maneira séria.

Outra opção, é claro, é centralizar todas as atividades dentro de um escritório novamente… mas fazendo isso, eu diria que você tem muito a perder: os custos são mais elevados, as barreiras geográficas atrapalham o dia a dia e a falta desse benefício dificulta a contratação dos melhores profissionais. 

Repita comigo: trabalho remoto funciona! Quer aprender como? Então leia este artigo e confira os 4 rituais que eu adoto na Agência Mestre para manter a alta performance no dia a dia, mesmo com todos os colaboradores a distância. Você vai conhecer:

Boa leitura!

Conheça 4 rituais para manter a alta performance no trabalho remoto

Se a sua agência ainda não funciona em modelo de trabalho remoto, não vá embora: este conteúdo também é para você. Sabe por que? Porque todos esses rituais já eram aplicados na Agência Mestre antes de migrarmos para o remoto — e esse é o pulo do gato! 

Quando a sua empresa é bem estruturada e conta com processos sólidos, você consegue diminuir as desvantagens do trabalho remoto e amplificar as vantagens, colhendo os melhores resultados. 

Entenda os 4 rituais que utilizamos por aqui e que podem ser facilmente aplicados para fazer uma agência funcionar no formato remoto:

Reunião semanal de desempenho

Aqui na Mestre, o nome desse ritual é “reunião de segunda”, já que eu reservo esse primeiro dia da semana para acompanhar de perto o desempenho dos projetos.

O objetivo dessa reunião, que deve ter frequência semanal, é entender o quão próximo ou distante a agência está de bater as metas de cada projeto. Por isso, nos organizamos por departamento para acompanhar os resultados do trabalho que está sendo realizado para cada cliente.

Foco na palavra: resultados. Esse não é o momento em que cada um tem que falar o que está fazendo ou deixando de fazer no dia a dia, e sim apresentar métricas do andamento do trabalho, com foco no alcance do objetivo dos clientes.

Confira alguns exemplos de indicadores que podem ser observados em cada tipo de serviço:

Ao analisar cada métrica, foque a discussão em perguntas-chave, como:

Daily

Aí você me pergunta: tá, Fabio, mas se a reunião de desempenho não é focada nas atividades que estão (ou não estão) sendo realizadas no dia-a-dia, qual é o momento para isso? E eu te respondo: a daily!

A daily é uma reunião que, como o próprio nome indica, é realizada diariamente, de preferência, logo no começo do dia. O negócio é jogo rápido, e o objetivo é que o tempo seja aproveitado para que cada membro do time apresente:

Minha dica principal aqui é pedir para cada integrante comunicar as suas próprias tarefas, compartilhando a tela de sua ferramenta de tarefas. Dessa forma, torna-se mais fácil visualizar a organização.

A função do líder nessa reunião, além de comandá-la, é ajudar os colaboradores com a priorização, caso perceba que eles estão tendo dificuldades em enxergar o que é mais importante para garantir os melhores resultados para a agência.

1 a 1 técnico

Enquanto as duas reuniões anteriores são coletivas, o 1 a 1 técnico é o momento de trabalhar individualmente as questões de cada colaborador. Consiste em um ritual realizado semanal ou quinzenalmente, a depender da necessidade, entre o líder técnico e o analista.

O objetivo é sanar dúvidas técnicas e apresentar apontamentos visando o atingimento das metas e a melhoria nas entregas para cada projeto. Para isso, a pauta deve ser focada em discussões sobre processos e itens necessários para o alcance de um objetivo.

Para que esse ritual seja o mais eficiente possível, o ideal é pedir para cada analista que formalize antes os seus principais pontos e dúvidas. Dessa forma, o líder consegue se preparar e chegar mais alinhado para a conversa.

E para que não fique nenhuma ponta solta e tudo o que foi conversado seja trabalhado, o analista deve anotar todos os pontos requisitados e instruídos pelo líder, bem como mostrar, nas próximas reuniões, o quanto evoluiu em cada um deles.

Alinhamento de gestão/OKRs

Por fim, a reunião de alinhamento de gestão e OKRs é um encontro mensal com todas as lideranças da agência, para discutir tópicos importantes e entender o andamento dos pontos-chave.  O objetivo é dar clareza a toda a camada de liderança sobre como estamos navegando com a agência frente aos nossos desafios. 

Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, com foco específico nas nossas reuniões de segunda (que considero um grande “Sazón do Ricotta” e está muito alinhado à forma de trabalho aqui na Mestre) assista ao vídeo sobre esse ritual que saiu no meu canal!

Sair da versão mobile