Ícone do site Fabio Ricotta – Empreendedor e Especialista em Marketing Digital

Saiba Como Parar de Perder Dinheiro na Sua Agência

Saiba Como Parar de Perder Dinheiro na Sua Agência

Todo dono de negócio deve ter em mente que, para alcançar o sucesso, é  preciso contar com uma boa gestão financeira. Afinal de contas, gastar dinheiro é muito fácil — e é muito importante parar de perdê-lo para poder crescer.

Isso porque, para escalar o negócio, é muito importante contar com a contratação de novas pessoas e novas ferramentas, o que não é possível fazer caso o seu dinheiro esteja indo pelo ralo. 

Portanto, é preciso ter duas grandes metas quando se trata de saber como parar de perder dinheiro em agência:

Leia o artigo para entender mais sobre cada um desses pontos!

Como parar de perder dinheiro na sua agência: controle de gastos

Para controlar os gastos na sua agência, é preciso seguir determinados processos no dia a dia. Os principais são:

Contar com um ritual de análise da fatura do cartão de crédito

Não são só as pessoas físicas que perdem o controle da fatura do cartão de crédito! Em empresas esse problema é bastante comum. Por isso, é fundamental contar com um ritual de análise minuciosa da fatura.

Isso significa, todo mês, na hora do fechamento, olhar linha por linha e entender bem cada um dos gastos para entender:

Reconsidere alguns de seus fornecedores

A contratação de um fornecedor não é algo escrito em pedra, e você, enquanto dono de agência, deve saber disso muito bem — afinal, grande parte dos clientes está constantemente cobrando resultados e contestando a renovação de contratos em caso de insatisfação ou mesmo por motivos financeiros.

No papel da empresa contratada, é claro que não queremos que isso aconteça, mas no papel da empresa contratante, se lembrar desse processo é fundamental. Não continue contratando sempre os mesmos fornecedores por inércia. Continue fazendo pesquisa de preço e de mercado, nem que seja para buscar melhores negociações com o fornecedor atual.

Diminua os custos da operação

Quanto a sua agência gasta para funcionar? Será que esse gasto poderia ser menor? O primeiro passo para responder a essas perguntas é olhar para a folha de pagamento.

A folha de pagamento é um bicho de 7 cabeças porque ela, em geral, corresponde ao maior gasto de uma empresa. Atualmente, na Mestre, esse gasto diz respeito a 38% do nosso faturamento, considerando impostos e benefícios.

O ideal é manter essa porcentagem entre os 20% e os 30%, e quando ela está acima de 50% é importante acender um alerta vermelho. E tome bastante cuidado caso a sua “saída imediata” para isso pareça ser mudar as contratações para o modelo PJ, porque existe sempre o risco de reconhecimento de vínculo empregatício que pode acarretar em ações judiciais. Por isso, caso opte por esse formato de contratações, mantenha sempre uma reserva de emergência para possíveis ações trabalhistas.

Além da folha de pagamento, outras formas de reduzir os custos de operação da sua agência são:

Como parar de perder dinheiro na sua agência: contratações e renovações

Saber aproveitar as oportunidades é fundamental para aumentar o faturamento da agência e, consequentemente, aumentar o dinheiro em caixa.

Para isso, é importante treinar o time, que lida diariamente com o cliente, para identificar oportunidades de novas vendas para quem já está na casa. Lembre-se: vender para quem já é seu cliente demanda menos esforço operacional. 

Identificando as oportunidades, você pode:

Instruir o time a melhorar a taxa de renovação dos clientes também é muito importante. Aqui na Mestre, pensando nisso, criamos a área de Sucesso do Cliente. Após a implementação dessa área, nossa taxa de renovação subiu de 35% para 75%.

E a outra forma de ganhar mais dinheiro na sua agência é acompanhar de perto todos os meus conteúdos e cursos sobre gestão e vendas para agências digitais. Lembre-se: você sempre pode assumir a gestão sozinho e cometer diversos erros ou aprender com quem já está há anos no mercado, testando e aprovando métodos. 

Falando nisso, você pode continuar agora mesmo a aproveitar o meu conteúdo assistindo ao vídeo que complementa este artigo e se inscrevendo lá no meu canal do YouTube

Sair da versão mobile