Todo mundo que abre um negócio quer alcançar um faturamento alto, mas uma das principais diferenças entre os empreendedores está justamente entre quem sonha e quem faz, e o primeiro passo para fazer é transformar sonhos em objetivos.
Sabe por que? Porque sonho é algo etéreo, que fica ali no campo do impalpável, e objetivo não. Objetivo demanda responsabilidade, estratégia e muito trabalho para ser alcançado. Como sempre, eu estou aqui para ajudar você, dono de agência, a chegar lá e, por isso, neste artigo você vai aprender a definir metas para que seu negócio alcance o faturamento de 50 mil reais mensais! Topa o desafio? Então siga a leitura!
A importância de aumentar o faturamento da sua agência
Acho difícil que haja algum empreendedor que questione a possibilidade de aumentar o faturamento do negócio, afinal, a jornada do próprio negócio não é para acomodados, é para quem tem gana de crescer sempre mais.
De qualquer forma, eu sempre gosto de reforçar que aumentar o faturamento é muito importante porque é dessa forma que a empresa extrai seu lucro e se move para a frente. É a partir desse lucro que é possível investir no crescimento da própria empresa e, também, é claro, tirar um bom salário de dono — o que torna possível a tão sonhada liberdade financeira.
Só que faturamento não se aumenta do dia para a noite, é preciso fazer um planejamento de crescimento. Dificilmente você vai conseguir pular níveis de faturamento e ter uma operação saudável, o sustentável é escalar aos poucos, e isso se dá por meio de metas plausíveis.
Como faturar 50 mil por mês?
Para traçar as metas, é necessário, primeiro, analisar a realidade da sua agência e entender de quantos clientes você precisa para chegar aos 50 mil de faturamento.
Você só chegará a essa resposta se conhecer o ticket médio da agência, uma informação imprescindível para a gestão financeira. A partir do ticket médio, é possível calcular quantos clientes são necessários para chegar aos 50 mil mensais.
Por exemplo, se o seu ticket médio é de 3 mil reais e você quer chegar aos 50 mil, a conta é essa:
50 mil / 3 mil = 16,6 (portanto, 17 clientes)
Isso não significa que você precisa conquistar 17 clientes por mês, você precisa chegar a esse número e mantê-lo.
Se você já tem 7 clientes na casa, precisa conquistar 10, sem perder os que já estão ativos, o que demanda não apenas trabalho de prospecção, mas também de retenção e engajamento.
Tendo em mente essa meta de clientes e o ticket médio da sua agência, confira agora duas formas de chegar aos 50 mil de faturamento mais rápido!
Aumentar o ticket médio
Aumentar o número de clientes é sempre importante, mas não é a única forma de aumentar o faturamento da sua agência. Pensa aí: há quanto tempo você não atualiza a sua precificação?
Eu entendo que o cálculo da precificação é complicado e que a vontade é deixar isso quieto para sempre depois de chegar ao valor, mas não é inteligente. O mercado muda, a inflação muda e a autoridade da sua agência também. Por isso, o preço também deve mudar, e ele deve mudar com base nos seguintes itens:
- escopo e entregáveis;
- tempo dedicado ao atendimento do cliente;
- impostos;
- encargos de funcionários;
- projeção de novas contratações para a agência;
- projeção do seu salário de sono;
- custos fixos e variáveis.
Aumentando o preço, consequentemente o ticket médio da agência vai crescer.
Intensificar a prospecção
Por mais que o aumento do ticket médio signifique que você vai precisar de mais clientes para alcançar o objetivo, a prospecção nunca deve ser deixada de lado! Lembre-se: a prioridade na contratação sempre deve ser de um novo vendedor, porque são eles que trazem mais dinheiro para a agência.
Tendo isso em mente, analise constantemente a sua equipe de vendas para entender se chegou a hora de aumentá-la e reveja, também, o tempo semanal dedicado à prospecção, que é fundamental. Minha dica é que, em uma jornada de 8h diárias de trabalho, ao menos 2h40 sejam dedicadas a essa função.
E se você já chegou aos 50 mil mensais e acha que tudo isso não se aplica a você, está muito enganado! São essas mesmas metas e esses mesmos cálculos que vão capacitar o seu negócio para alçar níveis muito maiores de faturamento e se manter em crescimento sempre.
Quer entender sobre essas questões de forma ainda mais aprofundada? Então assista ao vídeo sobre esse assunto em meu canal do YouTube!