Olá leitores, como vão?
Passaram-se as provas e estou de volta com mais uma análise de SEO. Neste capítulo, vou analisar um site de um grande conhecido, da época do MXStudio, e é o responsável por um dos primeiros feeds que eu assinei. Trata-se do blog do Tiago Celestino.
Pelo que eu saiba, o Tiago é um leitor do meu site e também acompanha as minhas matérias no SEO Dicas, logo, a responsabilidade do conteúdo é muito alta, visto que ele é antenado em SEO. Mas vamos lá… =)
Primeiras impressões
Como nas duas últimas análises, o blog do Tiago trata de informações relacionadas à tecnologia, web, blogosfera, possuindo assim um tema muito amplo.
Uma das coisas que eu mais gosto no site do Tiago é o seu layout. Muito simples, claro, objetivo, carrega rapidamente e não tem muiiiiiitas propagandas.
Título
Assim como nas últimas duas análises, a minha recomendação é o uso das keywords focadas no blog, ou pelo menos as que trazem uma maior identidade ou tráfego para o seu site. Acredito que o Tiago faça uso do Google Analytics, um serviço gratuito de análise do tráfego do seu site, assim ele pode verificar quais as principais palavras-chave trazem tráfego para o seu site. Assim, você pode focar mais ainda este conteúdo.
Dica: Para ver as principais palavras-chave, acesse na sua conta do Analytics, depois no menu lateral em “Traffic Sources”, clique em “Keywords”.
Para os títulos das páginas dos posts, eu sugiro você colocar o nome do site depois do título da página. Você pode dar mais relevância assim para as palavras-chave que o texto vai conter.
Meta Keywords e Meta Description
Muito bom, com meta keywords em cada página, mas você esqueceu da meta description nas páginas internas(de posts). Fique atento nisso, a description é muito levada em conta em buscadores grandes, como o Google. Eu considero um segundo título da página. Fique ligado Titi!
Dica: Se você quiser, pode usar o Another WordPress Meta Plugin para isto.
URL’s e Permalinks
Talvez aqui seja o ponto mais delicado do website. Primeiramente, e aliás, honestamente, eu nunca faria o meu site inteiro dentro de uma pasta chamada blog. Mas daí vem a pergunta principal, seria a idéia ter um outro site na raiz? Eu digo, um portfólio, ou algo do tipo? Se for, até seria interessante, mas siga um conselho: o que está na raiz tem mais peso do que o que está em diretórios. E outra, quando digito o seu endereço sem o /blog/, um redirecionamento é feito para o /blog/. Isto não é nada bom. No SEO Dicas já falamos sobre redirecionamentos. Eles não são bem olhados pelos buscadores.
Dica: Buscadores mais rústicos e até mesmo o Yahoo! consideram páginas em diretórios internos, menos relevantes que páginas na raiz, ou seja, quanto mais próximo da raiz do site, melhor.
Quanto às URLs das páginas de posts é o mesmo conselho que já dei para os blogs anteriores. Troque o seu permalink por uma das regras abaixo:
/%category%/%postname%.html
ou
/%category%/%postname%/
ou
/%category%/%postname%
ou
/%postname%.html
Dica: Em trocas massivas de URL, como esta que citei para o Tiago, é recomendável ajustar o seu .htaccess para redirecionar o endereço antigo para o novo.
Canonização de URL
Notei que você não limita a possibilidade de acessar a sua página com www e sem www. Isto é um erro muito grave, acaba gerando conteúdo duplicado e dificultando o trabalho dos buscadores.
No meu primeiro post do SEODicas, eu fiz um bom artigo sobre Canonização de URLs e segue abaixo o que deve ser feito:
O código abaixo faz com que toda requisição a tcelestino.com.br seja redirecionado permanentemente(301) para www.tcelestino.com.br :
RewriteCond %{HTTP_HOST} !^tcelestino.com.br [NC]
RewriteRule (.*) http://www.tcelestino.com.br/$1 [R=301,L]
Links externos
Normalmente os blogueiros colocam uma lista de links de sites que gostam no Blogroll, então desta vez não vou recomendar que o Tiago coloque nofollow na lista, mas para aquele blogueiro que queira apenas enviar tráfego para os seus sites “recomendados”, insira a tag nofollow no seu link. Para isto basta adicionar o seguinte no seu link: rel=”nofollow”
Um erro comuns em blogs é manter os links dos autores dos templates dos blogs sem a tag nofollow. Dependendo dos direitos autorais, você pode colocar o nofollow e não enviar Pagerank para eles. No rodapé do seu site, encontrei um link para o WordPress e outro para o autor do Template.
Mais uma vez vejo no blog do Tiago, o que vejo em muitos blogs: o uso de um botão de estatísticas sem nofollow. O objetivo do botão é contabilizar visitas e não passar o Pagerank para o dono do serviço. Por outro lado, os donos destes sites de estatísticas sabem que recebem Pagerank via botões, e por isso liberam os códigos desta maneira. Então previna-se, leia o código de estatística completamente e coloque nofollow. A mesma regra se aplica ao feed do Feedburner ou qualquer empresa. É um link externo e pior, se você deixar um buscador indexar o conteúdo do feed, vai parecer um conteúdo duplicado, pois você tem aquele conteúdo no seu site e existe um outro site com o mesmo conteúdo. Nofollow neles!
Social Bookmarking
É importantíssimo a disponibilização de ícones próximos ao post para que os seus leitores possam salvar e recomendar a sua página. Utilizar redes sociais brasileiras como o Rec6, Linkk, EuCurti, BlogsBlogs, sempre é excelente na divulgação de seu blog/posts e na obtenção de mais visitantes e mais links.
Dica: Use plugins como o Sociable, que provê uma enorme lista de websites de social bookmarking.
Backlinks
Segundo o grande mestre detentor de todo o conhecimento do universo, o Google, você possui um total de 282 links. Vale lembrar que este número é apenas uma estimativa. O Google Webmaster Console possui todas as informações de sites que linkam para você. Já o Yahoo! diz você possui um total de 442 links.
Robots.txt e Conteúdo Duplicado
Reparei que no seu robots.txt, você não fez nenhuma regra para impossibilitar a existência de conteúdo duplicado em seu blog. O blog criado com WordPress acaba gerando 4 links diferentes para atingir um post. E neste ponto, temos que evitar que os robôs de busca, indexem as 4 páginas “diferentes”, gerando assim conteúdo duplicado. Este conteúdo duplicado pode gerar punições ou desvalorizar o seu ranking interno.
Utilize as seguintes regras para evitar conteúdo duplicado com o seu robots.txt :
User-agent: Googlebot
Disallow: /page/*
Disallow: /*/trackback*
Disallow: /*/feed*
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /author/
Disallow: /comments/
Disallow: /category/
Disallow: /2007/
Disallow: /2008/User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /author/
Disallow: /comments/
Disallow: /category/
Disallow: /2007/
Disallow: /2008/
Um ponto importante que reparei no seu blog e não encontrei nas duas últimas análises é que você utiliza no header do seu site a lista de archives do seu blog. Eu sugiro você retirar isso por causa de conteúdo duplicado que eu falei acima.
Sitemap
Você não possui uma página “html” de Sitemap, isto não é nada bom, tanto para os usuários, caso estejam perdidos, quanto para os buscadores encontrarem todo o seu conteúdo. Sugiro que você utilize o plugin Dagon Design Sitemap Generator para a geração de um sitemap.
Quanto ao sitemap XML está perfeito, acho que você já tinha visto a dica aqui no blog né? =)
Considerações Finais
É muito bacana você avaliar um site que você acompanha a um bom tempo, eu vi várias alterações ao longo do tempo no blog do Tiago e espero colaborar mais ainda para o seu sucesso.
Eu gostaria de dizer que nem tudo pode dar certo, mas são sugestões de SEO que eu faria no meu site ou em um que eu fosse contratado para trabalhar o SEO do site. Aproveitando o gancho, empresas, blogueiros ou pessoas comuns que queiram comprar uma análise mais profunda do website, entrem em contato pelo formulário de contato.
Por fim, gostaria de sugerir ao Tiago e aos outros analisados que postassem depois de um tempo o resultado da otimização. Espero que eu não tenha ajudado apenas o Tiago com este post, mas os vários leitores que vêm acompanhando esta série de análises.
Para quem tem interesse em passar por uma análise de SEO gratuita, siga as regras que postei aqui, e estarei fazendo, assim que possível, uma análise de SEO para aumentar as suas visitas e seu Pagerank.
6 respostas
valeu Ricotta. Estarei fazendo as alterações e as dicas como sempre sendo muito boa. 😛
Abraços
eu tenho dois blogs, um no blogspot e outro em wordpress que está agora no inicio, estas dicas são muito importantes
Fabio,
o que tu acha de colocar o nome da categoria no titulo do post? Algo como: postnane | category | blogname
Nao seria uma chance a mais de ser encontrado?
abraço
Daniel